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SEO | Marketing Digital

 

O que é SEO – otimização de mecanismos de pesquisa

 

O que é SEOO que é SEO – Conceito, aplicação,  dicas e informações otimização de mecanismos de pesquisa e tudo o que você deve saber sobre.


O termo ou sigla SEO (do inglês, Search Engine Optimization) também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes para um melhor posicionamento orgânico nos sites de pesquisas.

 

SEO significa “otimização de mecanismos de pesquisa”. Em termos simples, SEO significa o processo de melhoria do seu site para aumentar sua visibilidade no Google, Microsoft Bing e outros mecanismos de busca sempre que as pessoas pesquisam:

Produtos que você vende.
Serviços que você fornece.
Informações sobre tópicos nos quais você possui profundo conhecimento e/ou experiência.

 

Quanto melhor visibilidade suas páginas tiverem nos resultados de pesquisa, maior será a probabilidade de você ser encontrado e clicado. Em última análise, o objetivo da otimização de mecanismos de pesquisa é ajudar a atrair visitantes do site que se tornarão clientes, clientes ou um público que sempre voltará.

 

A Sigla SEO

A sigla SEO significa otimização de Sites (otimização para motores de busca ou otimização para mecanismos de pesquisa), é um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos), nos sites de busca (Google, Bing, Yahoo, etc) gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

 

Alguns comentaristas, e também alguns profissionais de SEO, dividiram os métodos usados por seus praticantes em categorias como os "SEO de White Hat" (geralmente utilizam métodos aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo relevante e melhoria da qualidade do site), ou "SEO de Black Hat" (utilizam truques como "Cloaking", que é a camuflagem do conteúdo real da página, e spamdexing).

O termo "spamdexing" (originado da fusão de spam e indexing) refere-se a pratica de Spam direcionada aos motores de busca.

Hoje em dia existem várias maneiras para que o site fique no primeiro lugar do Google, uma posição de mais evidência e destaque que recebe mais visitas com o aumento do tráfego digital.

 

Qual a diferença entre SEO e SEM e PPC?

SEM e PPC são dois outros termos comuns sobre os quais você lerá muito aqui no Search Engine Land e ouvirá falar na comunidade mais ampla de marketing de busca.

Continue lendo para saber mais sobre esses dois termos e como eles estão relacionados ao SEO.

 

SEO x SEM

SEM significa marketing de busca – ou, como é mais conhecido, marketing de busca.

O marketing de busca é um tipo de marketing digital. É um termo genérico para a combinação de atividades de SEO e PPC destinadas a direcionar o tráfego por meio de pesquisa orgânica e pesquisa paga.

Simplificando, o marketing de busca é o processo de obter tráfego e visibilidade dos mecanismos de busca por meio de esforços pagos e não pagos.

Então, como o SEO e o SEM diferem? Tecnicamente eles não são diferentes – SEO é simplesmente metade do SEM:

     SEO = direcionar tráfego orgânico dos motores de busca.
     SEM = direcionar tráfego orgânico e pago dos motores de busca.

Agora, é aqui que as coisas ficam um pouco confusas.

Hoje, muitas pessoas usam SEM de forma intercambiável com PPC (sobre o qual falaremos na próxima seção).

Essa ideia parece prejudicar o SEO. No entanto, SEO é marketing, assim como PPC é marketing.

Esta é a melhor maneira de pensar sobre SEO e SEM:

Imagine que SEM é uma moeda. SEO é um lado dessa moeda. O PPC está do outro lado.

 

SEO x PPC

PPC significa pagamento por clique – um tipo de marketing digital em que os anunciantes são cobrados sempre que um de seus anúncios é clicado.

Basicamente, os anunciantes fazem lances em palavras-chave ou frases específicas que desejam que seus anúncios apareçam nos resultados do mecanismo de pesquisa. Quando um usuário pesquisa uma dessas palavras-chave ou frases, o anúncio do anunciante aparecerá entre os primeiros resultados.

Então, novamente, se pensarmos no marketing de busca como uma moeda, SEO e PPC são duas faces da mesma moeda – SEO é o lado não pago, PPC é o lado pago.

Outro ponto fundamental: é importante nunca pensar nisso como “SEO vs. PPC” (ou seja, qual é o melhor) porque são canais complementares. Não é uma questão de um ou outro – escolha sempre os dois (desde que o seu orçamento o permita).

Como mencionamos antes, os termos SEM e PPC são usados indistintamente na indústria. No entanto, esse não é o caso aqui no Search Engine Land.

Sempre que mencionarmos “SEM”, será porque estamos nos referindo tanto a SEO (pesquisa orgânica) quanto a PPC (pesquisa paga).

 

Por que o SEO é importante?

SEO é um canal de marketing crítico. Em primeiro lugar: a pesquisa orgânica fornece 53% de todo o tráfego do site.

Essa é uma grande razão pela qual a indústria global de SEO deverá atingir impressionantes US$ 122,11 bilhões até 2028. SEO gera resultados de negócios reais para marcas, empresas e organizações de todos os tamanhos.

Sempre que as pessoas querem ir a algum lugar, fazer algo, encontrar informações, pesquisar ou comprar um produto/serviço – sua jornada normalmente começa com uma pesquisa.

 

Mas hoje, a pesquisa está incrivelmente fragmentada. Os usuários podem pesquisar em mecanismos de pesquisa tradicionais (por exemplo, Google, Microsoft Bing), plataformas sociais (por exemplo, YouTube, TikTok) ou sites de varejistas (por exemplo, Amazon).

Na verdade, 61% dos compradores online nos EUA iniciam sua pesquisa de produtos na Amazon, em comparação com 49% que iniciam em um mecanismo de pesquisa como o Google. Também digno de nota da mesma pesquisa:

32% começam no Walmart.com.
20% começam no YouTube.
19% começam no Facebook.
15% começam no Instagram.
11% começam no TikTok.

 

Pesquisas realizadas na internet:

Trilhões de pesquisas são realizadas todos os anos. A pesquisa costuma ser a principal fonte de tráfego para sites, o que torna essencial ser “amigável aos mecanismos de pesquisa” em qualquer plataforma onde as pessoas possam pesquisar sua marca ou empresa.

O que tudo isso significa é que melhorar sua visibilidade e obter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa do que sua concorrência pode impactar positivamente seus resultados financeiros.

 

SEO também é extremamente importante porque as páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (ou SERPs) são super competitivas – repletas de recursos de pesquisa (e anúncios PPC). Os recursos SERP incluem:

Painéis de conhecimento.
Trechos em destaque.
Mapas.
Imagens.
Vídeos.
Principais notícias (notícias).
As pessoas também perguntam.
Carrosséis.

 

Outra razão pela qual o SEO é fundamental para marcas e empresas: ao contrário de outros canais de marketing, um bom trabalho de SEO é sustentável. Quando uma campanha paga termina, o tráfego também termina. O tráfego proveniente das redes sociais não é, na melhor das hipóteses, confiável – e é uma fração do que era antes.

SEO é a base do marketing holístico, onde tudo o que sua empresa faz é importante. Depois de entender o que seus usuários desejam, você poderá implementar esse conhecimento em:

Campanhas (pagas e orgânicas).
Conteúdo do site.
Propriedades de mídia social.

SEO é um canal que direciona o tráfego necessário para atingir os principais objetivos de negócios (por exemplo, conversões, visitas, vendas). Também cria confiança – um site com boa classificação é geralmente considerado autoritário ou confiável, elementos-chave que o Google deseja recompensar com melhores classificações.

 

Tipos de SEO

Existem três tipos de SEO:

     SEO Técnico: Otimizando os aspectos técnicos de um site.
     SEO no site: Otimizando o conteúdo de um site para usuários e mecanismos de pesquisa.
    SEO fora do site: criar ativos de marca (por exemplo, pessoas, marcas, valores, visão, slogans, bordões, cores) e fazer coisas que acabarão por aumentar o reconhecimento e a credibilidade da marca (ou seja, demonstrar e aumentar sua experiência, autoridade e confiabilidade ) e geração de demanda.

Você mantém 100% de controle sobre o conteúdo e otimizações técnicas. Isso nem sempre é verdade fora do site (você não pode controlar links de outros sites ou se as plataformas nas quais você confia acabam fechando ou fazendo uma grande mudança), mas essas atividades ainda são uma parte fundamental dessa trindade de sucesso do SEO.

Imagine o SEO como uma equipe esportiva. Você precisa de um ataque e uma defesa fortes para vencer – e precisa de torcedores (também conhecidos como público). Pense na otimização técnica como sua defesa, na otimização de conteúdo como seu ataque e na otimização externa como formas de atrair, envolver e reter uma base de fãs leais.

 

Otimização técnica (SEO Técnico)

Otimizar os elementos técnicos de um site é crucial e fundamental para o sucesso do SEO.

Tudo começa com a arquitetura – a criação de um site que pode ser rastreado e indexado pelos motores de busca. Como Gary Illyes, analista de tendências do Google, disse certa vez em um Reddit AMA: “FAÇA ESSE MALDITO SITE RASTREÁVEL”.

Você deseja tornar mais fácil para os mecanismos de pesquisa descobrirem e acessarem todo o conteúdo de suas páginas (ou seja, texto, imagens, vídeos). Quais elementos técnicos são importantes aqui: estrutura de URL, navegação, links internos e muito mais.

A experiência também é um elemento crítico da otimização técnica. Os motores de busca enfatizam a importância de páginas que carreguem rapidamente e proporcionem uma boa experiência ao usuário. Elementos como Core Web Vitals, facilidade de uso e usabilidade em dispositivos móveis, HTTPS e como evitar intersticiais intrusivos são importantes no SEO técnico.

Outra área de otimização técnica são os dados estruturados (também conhecidos como esquema). Adicionar este código ao seu site pode ajudar os mecanismos de pesquisa a entender melhor o seu conteúdo e melhorar sua aparência nos resultados da pesquisa.

Além disso, serviços de hospedagem na web, CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) e segurança do site desempenham um papel no SEO.

 

Otimização de conteúdo (SEO no site)

Em SEO, seu conteúdo precisa ser otimizado para dois públicos principais: pessoas e mecanismos de busca. O que isso significa é que você otimiza o conteúdo que seu público verá (o que realmente está na página), bem como o que os mecanismos de pesquisa verão (o código).

O objetivo, sempre, é publicar conteúdo útil e de alta qualidade. Você pode fazer isso combinando a compreensão dos desejos e necessidades do seu público, dados e orientações fornecidas pelo Google.

 

Ao otimizar o conteúdo para as pessoas, você deve certificar-se de que:

• Abrange tópicos relevantes com os quais você tem experiência ou conhecimento.
• Inclui palavras-chave que as pessoas usariam para encontrar o conteúdo.
• É único ou original.
• Está bem escrito e livre de erros gramaticais e ortográficos.
• Está atualizado, contendo informações precisas.
• Inclui multimídia (por exemplo, imagens, vídeos).
• É melhor do que seus concorrentes SERP.
• É legível – estruturado para facilitar a compreensão das informações que você está compartilhando (pense: subtítulos, comprimento do parágrafo, uso de negrito/itálico, listas ordenadas/não ordenadas, nível de leitura, etc.).

Para mecanismos de pesquisa, alguns elementos-chave de conteúdo a serem otimizados são:

     Tags de título
     Meta Descrição
     Tags de cabeçalho (H1-H6)
     Texto alternativo da imagem
     Gráfico aberto e metadados de cartões do Twitter

 

Otimização externa (SEO fora do site)

Existem várias atividades que podem não ser “SEO” no sentido mais estrito, mas mesmo assim podem se alinhar e ajudar a contribuir indiretamente para o sucesso do SEO.

O link building (o processo de aquisição de links para um site) é a atividade mais associada ao SEO off-site. Pode haver grandes benefícios (por exemplo, classificações, tráfego) em obter um número diversificado de links apontando para o seu site de sites relevantes, autorizados e confiáveis. A qualidade do link supera a quantidade de links – e uma grande quantidade de links de qualidade é o objetivo.

 

E como você consegue esses links? Existem vários métodos de promoção de sites que funcionam em sinergia com os esforços de SEO. Esses incluem:

- Construção de marca e marketing de marca: técnicas destinadas a aumentar o reconhecimento e a reputação.
- PR: Técnicas de relações públicas projetadas para obter links fornecidos editorialmente.
- Marketing de conteúdo: algumas formas populares incluem a criação de vídeos, e-books, estudos de pesquisa, podcasts (ou ser convidado em outros podcasts) e guest posts (ou guest blogging).
- Marketing e otimização de mídia social: reivindique o controle da sua marca em toda e qualquer plataforma relevante, otimize-a totalmente e compartilhe conteúdo relevante.
- Gerenciamento de listagem: Reivindicar, verificar e otimizar as informações em quaisquer plataformas onde informações sobre sua empresa ou site possam ser listadas e encontradas por pesquisadores (por exemplo, diretórios, sites de avaliação, wikis).
- Avaliações e avaliações: obtê-las, monitorá-las e respondê-las.

 

Geralmente, ao falar sobre off-site, você está falando sobre atividades que não afetarão diretamente sua capacidade de classificação do ponto de vista puramente técnico.

No entanto, novamente, tudo o que sua marca faz é importante. Você deseja que sua marca seja encontrada em qualquer lugar que as pessoas possam procurar por você. Como tal, algumas pessoas tentaram renomear “otimização de mecanismos de pesquisa” para realmente significar “otimização da experiência de pesquisa” ou “otimização de pesquisa em todos os lugares”.

 

Especialidades de SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa também possui alguns subgêneros. Cada uma dessas áreas de especialidade é diferente do “SEO normal” à sua maneira, geralmente exigindo táticas adicionais e apresentando desafios diferentes.

Cinco dessas especialidades de SEO incluem:

- SEO para comércio eletrônico: elementos adicionais de SEO incluem otimização de páginas de categorias, páginas de produtos, navegação facetada, estruturas de links internos, imagens de produtos, análises de produtos, esquemas e muito mais.


- SEO empresarial: este é o SEO em grande escala. Normalmente, isso significa lidar com um site (ou vários sites/marcas) com mais de 1 milhão de páginas – ou pode ser baseado no tamanho da organização (normalmente aquelas que geram milhões ou bilhões em receitas por ano). Fazer negócios também normalmente significa atrasos na tentativa de implementar mudanças de SEO pela equipe de desenvolvimento, bem como o envolvimento de várias partes interessadas.

 

- SEO internacional: Este é o SEO global para empresas internacionais – fazendo SEO para sites multi regionais ou multilíngues – e otimizando para mecanismos de pesquisa internacionais, como Baidu ou Naver.


- SEO local: aqui, o objetivo é otimizar sites para visibilidade nos resultados de buscas orgânicas locais, gerenciando e obtendo avaliações e listagens de empresas, entre outros.

 

- SEO de notícias: Com as notícias, a velocidade é de extrema importância – especificamente, garantir que você entre no índice do Google o mais rápido possível e apareça em lugares como Google Discover, Notícias principais do Google e Google Notícias. É necessário compreender as práticas recomendadas para acesso pago, páginas de seção, dados estruturados específicos de notícias e muito mais.

 

Como funciona o SEO?

Se você encontrou esta página por meio da pesquisa do Google, provavelmente pesquisou no Google por [o que é seo] ou [seo].

Este guia foi publicado no Search Engine Land, um site confiável com grande conhecimento e experiência no tópico de SEO (cobrimos todas as mudanças de SEO, grandes e pequenas, desde 2006).

Publicada originalmente em 2014, nossa página “o que é SEO” ganhou impressionantes 148.203 links.

Simplificando, esses fatores (e outros) ajudaram este guia a ganhar uma boa reputação junto aos mecanismos de pesquisa, o que o ajudou a ficar na posição 1 durante anos. Acumulou sinais que demonstram que é autoritário e confiável – e, portanto, merece uma classificação quando alguém pesquisa SEO.

Mas vamos analisar o SEO de forma mais ampla. Como um todo, o SEO realmente funciona por meio de uma combinação de:

Pessoas: A pessoa ou equipe responsável por fazer ou garantir que o trabalho estratégico, tático e operacional de SEO seja concluído.
Processos: As ações tomadas para tornar o trabalho mais eficiente.
Tecnologia: As plataformas e ferramentas utilizadas.
Atividades: O produto final ou saída.

Muitas outras coisas influenciam o funcionamento do SEO. O que se segue é uma visão de alto nível dos elementos mais importantes do conhecimento e do processo.

 

Seis áreas críticas, combinadas, fazem o SEO funcionar:

1. Compreender como funcionam os motores de busca

Simplesmente, se você deseja que as pessoas encontrem sua empresa por meio de pesquisa – em qualquer plataforma – você precisa entender os processos técnicos por trás de como o mecanismo funciona – e então certificar-se de que está fornecendo todos os “sinais” corretos para influenciar essa visibilidade.

Ao falar sobre mecanismos de pesquisa na web tradicionais como o Google, existem quatro estágios distintos de pesquisa:

- Rastreamento: os mecanismos de pesquisa usam rastreadores para descobrir páginas na web seguindo links e usando mapas de sites.

- Renderização: os mecanismos de pesquisa geram a aparência da página usando informações de HTML, JavaScript e CSS.

- Indexação: os mecanismos de pesquisa analisam o conteúdo e os metadados das páginas descobertas e os adicionam a um banco de dados (embora não haja garantia de que todas as páginas do seu site serão indexadas).

- Classificação: algoritmos complexos analisam uma variedade de sinais para determinar se uma página é relevante e de qualidade alta o suficiente para ser exibida quando os pesquisadores inserem uma consulta.

 

Mas otimizar para pesquisa do Google é diferente de otimizar para pesquisa em outras plataformas como YouTube ou Amazon.

Vejamos o Facebook, por exemplo, onde fatores como engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos, etc.) e com quem as pessoas estão conectadas são importantes. Então, no Twitter, sinais como tempo recente, interações ou credibilidade do autor são importantes.

E para complicar ainda mais as coisas: os motores de busca adicionaram elementos de aprendizado de máquina para trazer à tona o conteúdo – tornando ainda mais difícil dizer “isto” ou “aquilo”, resultando em melhor ou pior desempenho.

O que é SEO – otimização de mecanismos de pesquisa?

2. Pesquisando

A pesquisa é uma parte fundamental do SEO. Algumas formas de pesquisa que irão melhorar o desempenho de SEO incluem:

Pesquisa de público: é importante entender seu público-alvo ou mercado. Quem são eles (ou seja, seus dados demográficos e psicográficos)? Quais são seus pontos fracos? Que perguntas eles têm que você pode responder?


Pesquisa de palavras-chave: esse processo ajuda você a identificar e incorporar termos de pesquisa relevantes e valiosos que as pessoas usam em suas páginas – e a entender quanta demanda e concorrência existe para classificar essas palavras-chave.


Pesquisa de concorrentes: o que seus concorrentes estão fazendo? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Que tipos de conteúdo eles estão publicando?

Pesquisa de marca/negócio/cliente: quais são seus objetivos – e como o SEO pode ajudá-los a atingir esses objetivos?


Pesquisa de site: uma variedade de auditorias de SEO podem revelar oportunidades e problemas em um site que estão impedindo o sucesso na pesquisa orgânica. Algumas auditorias a serem consideradas: SEO técnico, conteúdo, perfil do link e EAT.


Análise SERP: Isso ajudará você a entender a intenção de pesquisa de uma determinada consulta (por exemplo, se é comercial, transacional, informativa ou de navegação) e a criar conteúdo com maior probabilidade de obter classificações ou visibilidade.

 

3. Planejamento

Uma estratégia de SEO é o seu plano de ação de longo prazo. Você precisa definir metas – e um plano de como irá alcançá-las.

Pense nisso como sua estratégia de SEO como um roteiro. O caminho que você seguir provavelmente mudará e evoluirá com o tempo – mas o destino deve permanecer claro e inalterado.

Seu plano de SEO pode incluir coisas como:

• Definir metas (por exemplo, OKRs, SMART) e expectativas (ou seja, cronogramas/marcos).
• Definir e alinhar KPIs e métricas significativas.
• Decidir como os projetos serão criados e implementados (internos, externos ou mistos).
• Coordenação e comunicação com stakeholders internos e externos.
• Escolha e implementação de ferramentas/tecnologia.
• Contratação, treinamento e estruturação de equipe.
• Definir um orçamento.
• Medir e reportar resultados.
• Documentar a estratégia e o processo.

 

4. Criação e implementação

Depois que toda a pesquisa estiver concluída, é hora de transformar ideias em ações. Que significa:

     - Criação de novo conteúdo: Aconselhar sua equipe de conteúdo sobre qual conteúdo precisa ser criado.


     - Recomendar ou implementar alterações ou melhorias em páginas existentes: Isso pode incluir atualizar e melhorar o conteúdo, adicionar links internos, incorporar palavras-chave/tópicos/entidades ou identificar outras maneiras de otimizá-lo ainda mais.


     - Remoção de conteúdo antigo, desatualizado ou de baixa qualidade: os tipos de conteúdo que não têm uma boa classificação, geram conversão de tráfego ou ajudam você a atingir seus objetivos de SEO.

 

5. Monitoramento e manutenção

Você precisa saber quando algo dá errado ou quebra em seu site. O monitoramento é crítico.

Você precisa saber se o tráfego cai para uma página crítica, se as páginas ficam lentas, não respondem ou saem do índice, se todo o seu site fica offline, se os links quebram ou qualquer outro problema potencial catastrófico.

 

6. Analisar, avaliar e reportar o desempenho

Se você não medir o SEO, não poderá melhorá-lo. Para tomar decisões baseadas em dados sobre SEO, você precisará usar:

 

• Análise de sites: configure e use ferramentas (no mínimo, ferramentas gratuitas como Google Analytics, Google Search Console e Bing Webmaster Tools) para coletar dados de desempenho.

• Ferramentas e plataformas: Existem muitas plataformas (ou suítes) “tudo-em-um” que oferecem várias ferramentas, mas você também pode optar por usar apenas ferramentas de SEO selecionadas para monitorar o desempenho em tarefas específicas. Ou, se você tiver os recursos e nenhuma das ferramentas do mercado fizer exatamente o que você deseja, você poderá criar suas próprias ferramentas.

Depois de coletar os dados, você precisará relatar o progresso. Você pode criar relatórios usando software ou manualmente.

Os relatórios de desempenho devem contar uma história e ser feitos em intervalos de tempo significativos, normalmente em comparação com períodos de relatórios anteriores (por exemplo, ano após ano). Isso dependerá do tipo de site (normalmente será mensal, trimestral ou algum outro intervalo),

 

SEO está em andamento

SEO nunca acaba. Os motores de busca, o comportamento do usuário e seus concorrentes estão sempre mudando. Os sites mudam e se movem (e quebram) com o tempo. O conteúdo fica obsoleto. Seus processos devem melhorar e se tornar mais eficientes.

 

Como aprender SEO

Agora que você entende mais sobre o que é SEO e como funciona – como pode aprender mais?

Ler (ou, se preferir, assistir ou ouvir) as últimas notícias, pesquisas, melhores práticas e outros desenvolvimentos de SEO deve se tornar um de seus hábitos regulares, seja diário, semanal ou mensal. Você também deve investir na participação em pelo menos um ou dois eventos por ano.

As expectativas e o comportamento dos pesquisadores estão em constante evolução, o que significa que os algoritmos estão em constante mudança para acompanhar. Isso, em combinação com novos avanços tecnológicos (basta olhar para a ascensão explosiva do ChatGPT no final de 2022 e a adição repentina de IA generativa aos resultados de pesquisa em 2023).

Esperamos ter compartilhado informações de conteúdo didático para todos que tem o interesse neste segmento da internet.

Caso queira melhorar o SEO do seu site entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atender você e sua Empresa.

Leia mais: SEO no Google


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