Primeiro lugar do Google; Guia rápido

 

Primeiro lugar do Google

Para aqueles que estão tentando direcionar tráfego orgânico, o Google é o todo-poderoso. Ele rastreia a web, determinando quais páginas são mais úteis e relevantes para seus usuários em praticamente qualquer tópico. Não confiamos apenas nos resultados do Google, contamos com eles.

Com tanto poder e influência, colocar sua pequena empresa na primeira página do Google pode parecer irrealista. No entanto, é esse mesmo poder que o Google detém que torna mais possível do que nunca para pequenas empresas locais obterem uma classificação elevada nos resultados de pesquisa quase de graça em relação a quantidade de cliques que receberá!

Neste post vou abordar diversas ações tangíveis que você pode realizar para ajudar seu negócio a chegar ao topo da primeira página, usando duas estratégias gratuitas: otimização de sites e otimização de listagem. Abordarei primeiro a importância da primeira página do Google e depois entrarei nas táticas, que incluem:

     Adicionar palavras-chave a locais específicos do seu site
     Criação de conteúdo para humanos, não para o Google
     Enfatizando a localização
     Atualizando e mantendo regularmente sua listagem no Google
     E muitos mais

É bastante claro que a primeira página do Google é uma meta que vale a pena (se não essencial) para qualquer negócio, mas vamos primeiro examinar seus benefícios específicos, pois isso pode ajudá-lo a priorizar a estratégia do seu negócio.

Por que a primeira página do Google é importante

Os resultados de pesquisa do Google estão ficando mais robustos, com painéis de conhecimento, caixas de resposta, perguntas relacionadas expansíveis, resultados locais e muito mais. Com tantas maneiras de se destacar, vale a pena trabalhar para obter uma classificação superior, especialmente considerando que o tráfego e a taxa de cliques caem vertiginosamente à medida que avançamos nos resultados da pesquisa.

Chegar à primeira página significa uma taxa de cliques significativamente maior

É um fato conhecido que a primeira página do Google captura a maior parte do tráfego, mas você sabia que existem diferenças significativas nas taxas de cliques para os resultados superiores e inferiores? Um estudo mostra as seguintes taxas de cliques por posição no Google:

• Primeiro resultado: taxa de cliques de 36,4%
• Segundo resultado: taxa de cliques de 12,5%
• Terceiro resultado: taxa de cliques de 9,5%

Como a classificação na primeira página beneficia sua empresa?

É importante compreender os diferentes objetivos que obter uma classificação superior no Google pode ajudar sua empresa a alcançar.


1. Melhore a sua visibilidade

Digamos que você tenha um local físico. Se você pudesse escolher entre colocar seu negócio na estrada principal que atravessa a cidade ou em uma rua lateral tranquila, qual você escolheria? A estrada principal, claro.

Com 167 bilhões de pesquisas por mês, chegar à primeira página do Google é como plantar seu negócio na estrada mais movimentada da cidade. Quanto mais pessoas visualizarem o seu site, maior será o reconhecimento da sua marca. Quanto mais familiarizados os consumidores estiverem com sua marca, mais receptivos eles serão às atividades de conversão.

 

2. Gere mais leads

Agora, e se você tivesse que escolher entre a rua principal de uma cidade diversificada ou uma cidade de clientes ideais? Existem tantas primeiras páginas do Google quanto consultas de pesquisa. Seu objetivo é chegar na primeira página das consultas que seus clientes ideais estão realizando. Ao fazer isso, você será descoberto por consumidores que pesquisam on-line com a intenção de comprar ou interagir. Essas pessoas têm maior probabilidade de se converterem em leads e clientes para sua empresa.

 

3. Aumente o engajamento

De acordo com Adweek, 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de comprar, e o Google é a escolha certa para isso. Com caixas de resposta, a seção “As pessoas também perguntam” e resultados locais mostrando informações de contato, mapas, avaliações, classificações e descrições, a página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google por si só permite que os consumidores conheçam, comparem e interajam com sua empresa antes mesmo de clicarem. no seu resultado.

 

4. Direcione o tráfego do site

Trechos e caixas de resposta podem fornecer muitas informações. Embora a própria página de resultados de um mecanismo de pesquisa possa às vezes fornecer todas as informações de que uma pessoa precisa, ainda há uma série de consultas nas quais as pessoas inevitavelmente clicarão para acessar um site. Não se esqueça de que muitas vezes são necessários vários compromissos com uma empresa antes que uma pessoa se converta em cliente, portanto, as interações com seu site são importantes.

Estar na primeira página do Google não apenas aumenta drasticamente o tráfego do seu site; não estar na primeira página do Google tem uma grande desvantagem. Na verdade, a primeira página do Google captura pelo menos 71% do tráfego da web (algumas fontes dizem até 92%), e a segunda página está longe de ser a segunda: cai para 6% dos cliques no site. Este declínio acentuado no tráfego da web é um indicador da importância da primeira página do Google.

 

5. Aumente a autoridade do seu setor

Chegar à primeira página do Google exige a criação regular de conteúdo de alta qualidade que o Google reconhece que satisfaz as necessidades de seus usuários. Isso leva tempo, mas o aumento do tráfego e da confiança resultante vale bem o investimento.

Além disso, escrever regularmente sobre seu setor e negócios exigirá que você fique em sintonia com o que seu público-alvo deseja saber, bem como com as atualizações mais recentes em seu setor. Aparecer na primeira página do Google é importante porque facilita o desenvolvimento e a manutenção de uma base de conhecimento robusta sobre a qual seu negócio pode se firmar.

 

6. Ganhe confiança

O algoritmo do Google foi projetado para reconhecer conteúdo com spam, suspeito e de baixa qualidade. Se você aparece consistentemente na primeira página do Google, significa que o Google o reconhece como uma fonte confiável de informações e que os consumidores confiam nas empresas nas quais o Google confia.

 

7. Construa seu público

Conforme mencionado acima, chegar à primeira página do Google requer a criação de conteúdo perene e de alta qualidade. Esse tipo de conteúdo é o presente que continua sendo oferecido; ele pode ser reaproveitado e redistribuído por uma variedade de canais de marketing, incluindo mídias sociais, e-mail e anúncios pagos.

Seus esforços orientados ao conteúdo para chegar à primeira página do Google fornecerão mais material e mais oportunidades para interagir com seu público-alvo, estimular leads e permanecer na memória.

 

8. Acelere seu ciclo de vendas

Os consumidores hoje têm muitas opções de escolha, bem como acesso a todas as informações e ferramentas de que precisam para descobrir, examinar e tomar uma decisão sobre um negócio. Onde eles vão para iniciar suas pesquisas? Google! Chegar à primeira página do Google ajuda você a trazer os leads do topo do funil e a acelerar seu ciclo de vendas.

 

De quantas maneiras diferentes você pode chegar gratuitamente à primeira página do Google?

Aparecer no Primeiro lugar do Google

Chegar à primeira página do Google não é apenas um objetivo comum entre os proprietários de pequenas empresas, mas também muito viável. O Google não está focado na quantidade, mas na qualidade. Como resultado, uma empresa maior ou um orçamento maior não equivale ao topo da classificação. Existem vários fatores por trás do algoritmo do Google e, graças ao fato de a página de resultados do Google ter muitos componentes diferentes, também existem diferentes tipos de mídia que podem alcançar o status de primeira página. Eles incluem:

• Postagens de blogs e páginas de sites (em resultados orgânicos)
• Sua conta do Google Meu Negócio (na seção local/mapas)

• Trechos do conteúdo do seu site (nos vários recursos da página de resultados de pesquisa do Google, incluindo “As pessoas também perguntam” e a caixa de resposta.

• Suas páginas de destino (isso é feito por meio da seção de anúncios pagos, que não é gratuita, mas ainda assim vale a pena mencionar. Para obter mais ajuda sobre o uso de estratégias pagas para chegar à primeira página do Google, acesse esta postagem sobre tutoriais do Google Ads.)

Agora vamos voltar aos dois meios gratuitos pelos quais você pode chegar à primeira página.

Como usar seu site para chegar na primeira página do Google

A prática de alinhar seu site com os fatores de classificação dos mecanismos de pesquisa é chamada de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Você não necessariamente otimiza todo o site para mecanismos de pesquisa de uma só vez, mas sim cada página individual do seu site. Veja como fazer isso:

1. Determine suas palavras-chave

Primeiro, determine quais consultas de pesquisa você deseja que o Google responda com as páginas do seu site. Elas são conhecidas como palavras-chave – que, aliás, podem ser palavras isoladas OU frases.

Exemplos de palavras-chave incluem:

• “Leis de inquilinos do Brasil”
• “salão perto de mim”
• "café da manhã"
• “conserto de ar condicionado no bairro”
• “como tapar um telhado com goteiras”
• “como chegar na primeira página do Google”

Cada página do seu site deve ter como alvo um conjunto diferente de palavras-chave para que as páginas não concorram entre si.

As palavras-chave certas para o seu negócio são aquelas que seus clientes ideais digitam para obter os produtos e serviços de que precisam. Para obter ajuda na escolha de palavras-chave para sua empresa, experimente nossa ferramenta gratuita de palavras-chave.

2. Diga ao Google quais palavras-chave você está usando

O Google funciona rastreando a web, classificando os milhões de páginas existentes e armazenando-as em um índice. Quando um usuário realiza uma pesquisa, o Google pode examinar seu índice mais organizado (em vez de toda a web) para encontrar rapidamente resultados relevantes.

Portanto, outro passo importante para aparecer na primeira página do Google é tornar o mais fácil possível para o Google verificar, indexar e recuperar seu site. Faça isso colocando palavras-chave nos seguintes locais:
Meta título

Cada postagem do blog e página do seu site tem um metatítulo. Este título aparece na parte superior da sua página na forma de um cabeçalho, mas também como o título da listagem dessa página nos resultados de pesquisa (dependendo das configurações do seu CMS).
Meta Descrição

A meta descrição é a pequena sinopse que aparece abaixo do título nos resultados de pesquisa do Google.

Além de informar ao Google do que se trata sua página, a meta descrição informa rapidamente ao usuário o que ele pode esperar se clicar em sua página, aumentando o número de cliques relevantes para essa página. Portanto, a meta descrição ajuda o Google a colocar sua empresa na primeira página certa para as pesquisas certas e ajuda os pesquisadores do Google a mantê-la lá.
URL

Seu URL consiste em seu nome de domínio (como wordstream.com), seguido por uma barra e por um texto separado por travessões.

Incluir palavras-chave em seu URL ajudará o Google a identificar mais rapidamente do que se trata sua página. Além disso, o URL aparece entre o título e a meta descrição nos resultados da pesquisa. Um URL limpo que corresponda ao título da página é mais atraente e confiável para os usuários e mais adequado para aparições na primeira página.
Tags alternativas

O Google só pode ver imagens se a imagem tiver uma alternativa de texto (também conhecida como alt tag). Se sua alt tag incluir palavras-chave, o Google poderá detectar maior relevância dessa página e se sentir mais confortável em colocá-lo na primeira página de resultados de pesquisa.

3. Escreva para humanos

Obviamente, o corpo do conteúdo da sua página é o local mais importante para incluir as palavras-chave que você está tentando classificar. No entanto, é fundamental que estas palavras-chave não sejam inseridas de forma sistemática e excessiva, mas sim incorporadas naturalmente. Na verdade, o Google agora pode detectar o excesso de palavras-chave e, se isso acontecer, você ficará muito, muito longe da primeira página de resultados.

A chave para chegar à primeira página do Google é fornecer conteúdo útil, confiável, fácil de ler, mas informativo, que manterá seu público-alvo em suas páginas e voltando para ver mais. E compartilhar de forma (conversacional) relativo de conversação o conhecimento que já está em sua cabeça é gratuito e fácil. Apenas lembre-se de que se você deseja se classificar na primeira página do Google para uma pesquisa de palavra-chave específica, sua página precisa fornecer as informações, e não apenas as palavras-chave, que os usuários estão tentando obter quando digitam essa pesquisa no Google.

4. Enfatize a localização

Outra maneira gratuita de colocar as páginas do seu site na primeira página do Google é direcionar consultas baseadas em localização. Certifique-se de que seu site indique claramente sua cidade e/ou área geográfica, por meio de sua página de contato e, potencialmente, também por meio de postagens em blogs e páginas de serviços. Dessa forma, quando as pessoas pesquisarem: “seu setor” + “sua cidade”, o Google irá coletar essas informações e mostrar sua empresa como um resultado de pesquisa “perto de mim”.

Mesmo que um usuário não pesquise usando um local específico, o Google ainda fornecerá resultados geograficamente relevantes com base em seu endereço IP, portanto, o SEO local não é apenas gratuito, mas sempre importante (mesmo durante uma pandemia).

5. Otimize para celular

Você não encontrará um site no topo de uma pesquisa do Google que não seja responsivo. Os consumidores agora usam mais telefones e tablets do que computadores e laptops, e a maioria das pesquisas locais são realizadas em dispositivos móveis. Como resultado, o Google favorece sites compatíveis com dispositivos móveis. Na verdade, todos os sites agora são indexados pela indexação mobile-first.

Responsivo é o ideal, pois seu site se adapta a qualquer tamanho de tela e mantém a funcionalidade. No entanto, se você não tiver um site responsivo, há ajustes que você pode fazer em seu site para garantir a experiência mais perfeita para um usuário móvel.

6. Concentre-se na experiência do usuário

Ser compatível com dispositivos móveis não é suficiente para um site. Também deve ser atraente e fácil de usar. Um site com navegação intuitiva, frases de chamariz claras e respostas às perguntas mais imediatas dos visitantes manterá os visitantes lá por mais tempo e voltarão mais tarde - o que o Google notará e, por sua vez, classificará você em uma posição mais elevada. Quanto mais alta for sua classificação, mais tráfego você obterá para seu site e maior será a probabilidade de aparecer na primeira página.

Busca Google é uma estratégia que as agências de marketing buscam realizar com qualidade e eficiência, porém são poucos os profissionais que sabem manusear a otimização na internet. Hoje em dia o marketing de conteúdo é a ferramenta principal e mais utilizada para que isso ocorra nas primeiras páginas do Google.

São distintas as formas que você pode realizar a otimização do Google por motivos de evolução da ferramenta de busca, que exige cada vez mais do profissional do ramo de otimização de site.

Quando o programador ou desenvolvedor realmente entende a necessidade de otimizar o site para que alcance as primeiras páginas do Google, o resultado é praticamente imediato assim que ele configure e ative o sitemap no Google Search Console.

 

Oferecemos serviços de otimização para o Google

Somos especialistas em otimizar sites e portais para o sistema de busca do Google, hoje contamos com as mais novas ferramentas de desenvolvimento que existe. Profissionais qualificados e gabaritados para oferecer o que há de melhor em otimização para o seu site.

Realizamos análise profunda em seu site e da sua concorrência para que tenhamos um melhor resultado na internet com o aumento da exposição sistemática e semântica.